quinta-feira, 11 de setembro de 2014

AÇÕES DO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

COMUNICAÇÃO APLICADA: COMBATE O RACISMO E O PRECONCEITO.


COMUNICAÇÃO APLICADA E EMPREENDEDORISMO é uma nova matéria nas escolas públicas de Minas Gerais, que vem se desenvolvendo conforme a aplicação diária das aulas ministradas pelos professores em comum com os alunos e professores de outras disciplinas.
Ela diferencia um pouco das matérias tradicionais, uma vez que, busca uma interação dos alunos para o desenvolvimento de projetos e o professor dever ser um norteador, nunca aquele que decide o que deve fazer. Uma via de mão dupla.
A disciplina COMUNICAÇÃO APLICADA, é desenvolvida com as ações dos alunos em comum com os professores. Ações nas salas de aulas e fora, este projeto que estamos vivendo, COMUNICAÇÃO APLICADA: COMBATE O RACISMO E O PRECONCEITO, é um exemplo do que estamos fazendo.
A escola é um micro universo da sociedade em que vivemos e dentro dela deparamos com problemas gerados com atitudes RACISTAS OU MESMO PRECONCEITUOSAS.
Foi com esse tema tão pertinente, uma vez que estamos vivendo num Estado Democrático de Direito, que  OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO da E. E. JOAQUIM DIAS, em conjunto com o professor desta disciplina, Raynes Furtado, decidiram aprofundar e saber diferenciar o que é racismo e o que é preconceito. Além de saber discernir esse dois temas, desenvolver uma campanha dentro da escola, para que essa nefasta prática seja banida do convívio com os colegas e com a comunidade.
E para esclarecer para os alunos o que é RACISMO e o que é PRECONCEITO, no auditório Geraldo Campos, foram convidados os seguintes palestrantes: dr. Cleber Couto, promotor da 3ª Promotoria de Justiça da cidade de Patrocínio; Eustáquio José do Reis – Tacão, que é membro do Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra e, Kerlley Barros, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social–CRAS Geraldo Gonçalves do bairro Serra Negra, onde, cada um, esclareceu, para os presentes, dentro de suas respectivos conhecimentos profissionais e fundamentados em seus trabalhos o tema proposto pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário